Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ICMS sobre desembaraço aduaneiro ainda aguarda julgamento no STF

    Publicado por Enviadas Por Leitores
    há 12 anos

    A questão da constitucionalidade do valor do ICMS incidente no desembaraço aduaneiro e do valor das próprias contribuições, constante da parte final do inciso I do artigo da Lei nº 10.865/04, ainda aguarda julgamento pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
    A questão está sendo debatida no Recurso Extraordinário nº 559.937 e foi inserida no rito da Repercussão Geral.


    A Relatora do processo, Ex-Ministra Ellen Gracie, votou no sentido de negar provimento ao RE interposto pela União Federal, e a Procuradoria Geral da República proferiu Parecer pelo conhecimento e desprovimento do Recurso Extraordinário.

    De acordo com as informações da Secretaria Processual do STF o debate trata do seguinte tema:


    1. Trata-se de RE, com fundamento no art. 102, III, b, da CF, contra acórdão do TRF da 4ª Região que declarou a inconstitucionalidade da expressão acrescido do valor do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS incidente no desembaraço aduaneiro e do valor das próprias contribuições constante da parte final do inciso I do art. da Lei nº 10.865/04, ao fundamento de ter ultrapassado os limites do conceito de valor aduaneiro, por afronta ao art. 149, § 2º, inciso III, letra a, da Constituição Federal.


    2. Sustenta a União em suas razões a constitucionalidade do inciso I do art. da Lei nº 10.865/04. Afirma que o ICMS cobrado do contribuinte, diferentemente do IPI, está incluído no valor total da nota fiscal de venda, compondo o preço da mercadoria ou do serviço, de modo que integra a receita bruta e o faturamento, e, de modo análogo, no caso da norma declarada inconstitucional pelo TRF da 4ª Região, o valor do ICMS, bem assim o das próprias contribuições devem integrar a base de cálculo, pois devem compor o preço das mercadorias e ou serviços e não são cobradas destacadamente do preço das transações.
    O Ministro Dias Toffoli, que havia pedido vista regimental para melhor análise da matéria, já devolveu os autos para julgamento.
    Agora, aguarda-se a inclusão do RE nº 559.937 novamente na pauta de julgamentos da Suprema Corte.

    • Publicações512
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/icms-sobre-desembaraco-aduaneiro-ainda-aguarda-julgamento-no-stf/100013261

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)