Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

GUARDA DOS FILHOS NA SEPARAÇÃO

Publicado por Enviadas Por Leitores
há 12 anos

Em caso de separação, a regra até poucos anos atrás, prevalecia à guarda unilateral em que um dos pais obtinha a guarda do filho (os), suas responsabilidades e o exercício de direitos e deveres.

Todavia com a redação da Lei 11.698/08 o quadro mudou, alterando o Código Civil, criando assim a guarda compartilhada para filhos de pais separados.

Assim, em caso de separação, o juiz deve dar precedência à guarda compartilhada para conjuntamente os pais se responsabilizarem, distribuindo aos dois seus deveres e direitos referentes ao poder familiar do filho (os) comum, mesmo morando em casas separadas.

Esta norma beneficia os pais que gostariam de compartilhar mais a companhia do (os) filho (os), que muitas vezes é impedido, prejudicado, limitado por aquele que detém a guarda unilateral, esquecendo que a prioridade deve ser sempre o bem estar do menor.

O ideal é que os genitores se acertem naturalmente. O genitor prejudicado agora com o amparo da Lei 11.698/08, pode por meio de ação autônoma de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar, solicitar, demandar a guarda compartilhada.

O juiz decretará o período de convívio segundo a rotina de cada um dos genitores sendo que também poderá definir sanções no caso de não cumprir com suas responsabilidades.

A guarda compartilhada deverá assim, sempre que possível, ser aplicada não esquecendo o juiz de analisar cada caso, podendo decretar guarda unilateral se assim entender que é o melhor para o menor, atribuindo à mãe ou ao pai que melhor conjuntura tiver.



  • Publicações512
  • Seguidores67
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16616
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-dos-filhos-na-separacao/100057956

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Certo, e no caso de separação e a mãe das crianças quer voltar a morar no estado onde a família dela mora? Ela é obrigada então a morar na cidade onde não tem sequer um parente, para que a guarda fique compartilhada com o pai??? continuar lendo

Tbm estou querendo saber sobre isso. continuar lendo